Ementa:

Conceituação da atividade empreendedora como forma de filosofia para o desenvolvimento pessoal e das empresas. Desenvolvimento de uma perspectiva empreendedora de ideias. Criação e gestão de negócios.

Objetivos:

Despertar o espírito empreendedor e alertar sobre a importância, riscos e oportunidades que o mercado oferece, sendo necessária atualização constante. Conhecer e tratar do perfil e das competências específicas do empreendedor. Desenvolver uma visão sistêmica sobre um plano de negócio. Elaborar planejamento estratégico e tático. Viabilizar a possibilidade de abertura de negócios próprios e ofertar uma visão geral de administração destes negócios. Estudar as relações raciais no âmbito da gestão empresarial. Elaborar propostas comerciais, escrito oficial e noções de gramática.

Ementa:

Aplicações industriais de circuitos eletrônicos com chaveamento de cargas em potência. Estudo de circuitos retificadores, circuitos reguladores, conversores, inversores.

Objetivos:

Desenvolver a capacitação em selecionar e aplicar os componentes da eletrônica de potência para o acionamento e controle de sistemas de potência.

Ementa:

Estudo das diferentes formas de comunicação de dados entre dispositivos. Caracterização dos tipos de comunicação sem fio, proporcionando a habilidade do aluno escolher o tipo de comunicação ideal para um projeto específico.

Objetivos:

Conhecer as característica e funcionalidade dos principais tipos de tecnologias empregadas na comunicação de dados entre dispositivos eletrônicos.

Ementa:

Abordagem dos fundamentos básicos de funcionamento, programação e implementação de dispositivos providos de microcontroladores. Desenvolvimento de conhecimentos sobre as principais arquiteturas de microcontroladores, capacidades de programação e utilização em aplicações industriais. Desenvolvimento de habilidades de utilização de ferramentas de programação e simulação. Desenvolvimento da capacidade de elaboração de projeto com placa microcontrolada, utilizando interfaceamento com outros dispositivos eletrônicos.

Objetivos:

Interpretar circuitos eletrônicos que envolvam microcontroladores. Conhecer o processo sob intervenção, bem como, correlacionar as técnicas de manutenção de equipamentos eletrônicos digitais. Conhecer as técnicas de criação de programas em sistemas microcontrolados. Elaborar programas em sistemas microcontrolados. Integrar dispositivos microcontrolados com outros dispositivos eletrônicos através de interface.

Ementa:

Estudo e desenvolvimento de circuitos e aplicações com amplificador operacional, bem como características, funções e aplicações de optoacopladores e de transistores bipolares de junção (TJB), utilizados em circuitos eletrônicos.

Objetivos:

Conhecer a funcionalidade e aplicação do transistor bipolar de junção, compreender esquemas e circuitos eletrônicos. Entender a aplicação e funcionalidade de elementos optoacopladores. Conhecer e implementar circuitos com amplificadores operacionais. Ler e interpretar dados e especificações técnicas de componentes eletrônicos.

Ementa:

Abordagem de circuitos básicos de lógica sequencial. Proposição de uma análise dos circuitos multiplexadores e demultiplexadores. Apresentação de conceitos fundamentais sobre memórias semicondutoras e conversores utilizados em equipamentos eletrônicos industriais. Ênfase à montagem de circuitos lógicos.

Objetivos:

Conhecer e interpretar circuitos eletrônicos digitais. Elaborar circuitos básicos de lógica sequencial. Aplicar técnicas para montagem de circuitos contadores e registradores com flip‐flops. Montar circuitos multiplexadores e demultiplexadores. Entender o funcionamento de conversores digitais‐analógicos e analógicos‐digitais e de memórias semicondutoras.