Página inicial > Projetos de Extensão > Discutindo as políticas de ações afirmativas nas escolas

Discutindo as políticas de ações afirmativas nas escolas

Publicado: Sábado, 26 de Setembro de 2020, 10h13 | Última atualização em Sábado, 26 de Setembro de 2020, 10h13 | Acessos: 537

O presente projeto tenciona trabalhar no esclarecimento e publicização das políticas de ação afirmativa, principalmente no âmbito educacional perpassando a área do trabalho, por meio do estudo e divulgação das leis que tratam da temática e das principais políticas de ingresso e permanência praticadas nas universidades federais e estaduais, priorizando àquelas localizadas no Estado de São Paulo e circunvizinhos. Pretende-se realizar a ação no campus Tupã e na escola Joaquim Abarca abrangendo cerca de 200 alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio. O tema será abordado através de palestras nessas escolas e materiais de divulgação, como folders e cartazes a serem disponibilizados por meio eletrônico e impressos. É importante o conhecimento básico das legislações que garantem esses direitos e, aos jovens que não desejam continuar seus estudos, as oportunidades que essa política proporciona por meio dos concursos públicos (leis estaduais e federal). A disseminação das informações e das possibilidades de acesso e de permanência nas universidades é necessária, para a inclusão das chamadas minorias no ensino superior e em concursos públicos federais e estaduais, para que assim, possam usufruir desses direitos sociais que possuem papel importante para a mobilidade social. Dessa forma, o projeto favorece a promoção do acesso aos direitos sociais e também o crescimento intelectual dos bolsistas e voluntários.