Página inicial > Últimas Notícias > O IFSP - Câmpus Avançado Tupã recebe a Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA)

Publicado: Sexta, 05 de Maio de 2017, 12h18 | Última atualização em Sábado, 06 de Maio de 2017, 14h25

Criada durante o 2º Encontro Nacional dos Professores Universitários, realizado em 2013, a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) ocorre entre os meses de abril e maio em diversas Universidades Federais, Estaduais, Particulares e Institutos de ensino por todo o país.

A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária é uma articulação do MST, mas que envolve outras organizações do campo, movimentos sociais urbanos, universidades, além dos núcleos políticos dentro das universidades, como o movimento estudantil, entre outros. Se trata um espaço de articulação muito importante do ponto de vista organizativo e que tem resultados durante todo o ano.

A construção da JURA em nível nacional transformou essa proposta em um importante momento de formação política, de agitação, de propaganda da defesa da Reforma Agrária e também de comemoração em relação às conquistas que a luta pela terra possibilita para todos os assentados e assentadas, acampados e acampadas pelo Brasil afora.

Esse ano o evento foi recebido pelo IFSP Câmpus Tupã nos dias 27 e 28 de abril e contou com oficinas, mesa redonda e feira de produtos agroecológicos oriundos da agricultura familiar e da reforma agrária.

20170427 193135

Na quinta-feira, dia 27, foi realizada oficina sobre práticas agroecológicas, com o agrônomo Idoraldo Dassi Gonçales Júnior. Após a oficina foi realizada uma mesa redonda formada pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Feliciano (UNESP/Presidente Prudente), Idoraldo Dassi Gonçales Júnior (Eng. Agrônomo, pós graduado em Agricultura Biodinâmica, CATI-Casa da Agricultura de Tupã) e Iuri Marin Dassi (Biólogo, mestre em Agroecologia e produtor agroecológico do município de Tupã) com a participação da comunidade acadêmica do IFSP. Na mesa foram debatidos os temas Agroecologia, soberania alimentar e questão fundiária no Oeste Paulista.

20170428 152923

No dia 28, sexta feira, os estudantes participaram da Oficina de Hortas Urbanas, conduzida por Iuri Marin Dassi. Além disso, agricultores familiares locais expuseram seus produtos agroecológicos.