O Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais em ambientes virtuais de aprendizagem (ambiente de Educação à distância - EAD). A plataforma Moodle é um software livre, gratuito, pode ser instalado em diferentes sistemas operacionais.

Oferece espaços de discussões de problemas e soluções, avaliações, ideias e práticas, sem necessariamente que todos usuários estejam no mesmo instante presentes. Permite a criação de cursos on-line, disciplinas, comunidades de aprendizagem, atividades/recursos de fórum, chat, escolha, lição, questionário, tarefa, arquivo entre outros. Este conjunto de recursos pode ser utilizado pelo professor/administrador de acordo com a sua necessidade de ensino aprendizagem junto aos estudantes/alunos.

A formação continuada de docentes e profissionais da educação pode ser compreendida como um processo contínuo de aprimoramento, qualificação e atualização dos especialistas que atuam em práticas educativas junto à comunidade.

O Instituto Federal São Paulo, por meio da Resolução nº 138, de 8 de dezembro de 2015, aprovou sua política de Formação Continuada, a qual estabelece as diretrizes das ações e determina a criação de uma equipe em cada unidade de ensino para realizar atividades permanentes de formação.

Compete às Equipes de Formação Continuada dos câmpus trabalhar em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino no planejamento e organização das ações, elaborar planos de trabalho, participar de eventos, realizar estudos, pesquisar, elaborar e organizar materiais, realizar encontros de capacitação, compartilhar e avaliar o desenvolvimento das ações.

No ano de 2017, a Formação Continuada tem como tema a “Permanência e Êxito dos alunos do IFSP”, trazendo como proposta discussões a respeito dos caminhos para o sucesso dos estudantes (IFSP Câmpus São Paulo Pirituba, 2017).