Ementa:

Conceituação dos aspectos legais e normativos da saúde e segurança no ambiente de trabalho. Análise de riscos e prevenção a acidentes.

Objetivos:

Aplicar medidas preventivas no ambiente de trabalho, através do conhecimento dos aspectos técnicos e legais da segurança do trabalho. Conhecer o funcionamento dos dispositivos de proteção e segurança coletiva e individual. Conhecer os requisitos e condições mínimas para implementação de medidas de controle e de prevenção necessárias para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Ementa:

A disciplina de eletricidade conduz o aluno ao desenvolvimento de conceitos necessários à compreensão, análise e resolução de circuitos elétricos em corrente contínua (C.C.) e em corrente alternada (C.A.).

Objetivos:

Conhecer os princípios de funcionamento de elementos básicos de circuitos elétricos em corrente contínua (C.C.) e corrente alternada (C.A.). Conhecer e interpretar circuitos elétricos. Compreender os princípios de funcionamento de circuitos elétricos. Entender os conceitos de potência elétrica. Realizar a análise de circuitos elétricos.

Ementa:

Desenvolvimento de habilidades de reconhecimento e identificação dos principais tipos de redes de computadores e seus componentes. Estudo de protocolos para internet.

Objetivos:

Conhecer e identificar os principais tipos de redes de comunicação de dados. Conhecer os principais componentes e protocolos utilizados em redes.

Ementa:

Manuseio de equipamentos eletrônicos de testes e medição de uso comercial e doméstico. Estudo e desenvolvimento dos principais componentes semicondutores como diodos e suas aplicações em circuitos como retificadores, multiplicadores de tensão, ceifadores de tensão, dobradores de tensão e amplificadores de pequenos sinais, entre outros.

Objetivos:

Conhecer e caracterizar as propriedades e aplicações dos principais componentes eletrônicos analógicos. Conhecer e identificar os principais sistemas eletrônicos e suas aplicações. Identificar as especificações básicas dos principais componentes eletrônicos em catálogos, folhas de dados e manuais escritos em português e inglês. Realizar soldagens em circuitos eletrônicos de tecnologia de montagem de componentes convencional. Interpretar manuais e catálogos de equipamentos eletrônicos. Utilizar apropriadamente as ferramentas de teste e medição necessárias para realizar a montagem de circuitos eletrônicos. Ter contato com circuitos integrados conhecendo suas características e funções de suas especificações técnicas.

Ementa:

Abordagem dos conceitos relacionados aos algoritmos e fluxogramas. Apresentação dos tipos de linguagem e os programas tradutores. Construção de programas e uso da Linguagem C. Tratamento dos aspectos relacionados ao ambiente de programação visual. Apresentação de comparativos entre as principais linguagens visuais.

Objetivos:

Utilizar softwares específicos. Conhecer técnicas de elaboração de programas básicos de computação.

Ementa:

Abordagem de sistemas de numeração, as operações aritméticas no sistema binário, as funções e portas lógicas com implementação de circuitos lógicos, combinacionais, e álgebra de Boole. Simplificação de circuitos lógicos. Estudo de conceitos relacionados a famílias lógicas TTL e CMOS.

Objetivos:

Dotar os alunos, através de aulas expositivas e aulas práticas, dos conhecimentos da eletrônica digital. Interpretar esquemas, gráficos e diagramas. Implementar circuitos eletrônicos digitais combinacionais. Aplicar técnicas de simplificação de circuitos lógicos.