Ementa:

Adequar o sistema eletrônico às necessidades do cliente, com o estabelecido em normas e procedimentos técnicos. Definir a tecnologia para a elaboração do projeto. Elaboração de layout da
placa de circuito impresso para aplicação específica. Simulação de circuitos eletrônicos e a programação de microcontroladores em softwares específicos.

Objetivos:

Dimensionar circuitos eletrônicos de interface gráficas e de condicionamento de sinais, especificar componentes eletrônicos, elaborar desenhos de placas de circuito impresso. Elaborar memorial de cálculos.

Ementa:

Execução de instalação e manutenção dos componentes eletroeletrônicos prediais, de acordo com suas características mecânicas e de conexões elétricas. Estudo das técnicas de diagnóstico de defeitos mais comuns: mal contato, cabo rompido, componente em curto, erros de ligação, isolação e aquecimento, entre outros.

Objetivos:

Conhecer os principais equipamentos comerciais utilizados em sistemas de monitoramento, segurança e controle. Realizar o dimensionamento, especificação e projeto dos sistemas estudados. Aprender como realizar a instalação e configuração dos sistemas. Adquirir conhecimentos suficientes para que posterior ao curso possa atuar no mercado realizando o projeto, instalação, configuração e manutenção dos sistemas estudados.

Ementa:

Conceituação dos fundamentos básicos de funcionamento, elementos de hardware, programação e implementação de dispositivos providos de microprocessadores, elemento básico de um computador digital.

Objetivos:

Utilizar ferramentas computacionais para a programação de microprocessadores. Conhecer as técnicas de criação de programas. Adquirir o conhecimento de microprocessadores quanto ao seu princípio de funcionamento, linguagens de programação, sistemas periféricos e princípios de projeto utilizando tais dispositivos. Verificar a potencialidade de utilização de microprocessadores em sistemas automatizados.

Ementa:

Abordagem de noções básicas de elementos da automação de sistemas elétricos: controladores lógicos programáveis (CLP) e linguagens de programação, estrutura de sistemas e seus componentes, tipos de
controladores, sensores, supervisórios, redes de comunicação e noções de controle de processos em malha aberta e fechada.

Objetivos:

Apresentar conceitos básicos sobre controle de sistemas dinâmicos. Executar testes com Controladores Lógicos Programáveis e linguagens. Desenvolver habilidades de programação de c Controladores lógicos programáveis (CLP). Identificar, distinguir estrutura de sistemas e componentes. Identificar e descrever o funcionamento de controladores, atuadores, sensores. Identificar supervisórios e redes de comunicação. Ter noções do funcionamento de controle de processos em malha aberta e fechada.

Ementa:

Abordagem de conceitos referentes ao sistema de gestão da qualidade, à normalização e organismos de certificação, às ferramentas de qualidade e aos aspectos humanos e motivacionais para a qualidade. Compreensão do processo de qualidade e o uso de suas ferramentas. Estudo das relações étnico raciais.

Objetivos:

Interpretar a legislação e as normas técnicas referentes ao processo. Identificar, interagir e intervir em um sistema da qualidade, atendendo normas e requisitos nacionais e internacionais. Avaliar as técnicas de controle de qualidade. Estudar as relações étnico‐raciais no âmbito da gestão empresarial.

Ementa:

Desenvolvimento de um trabalho prático de pesquisa e implementação de uma aplicação na área de eletrônica. Integração dos conhecimentos e competências desenvolvidas nas disciplinas durante o curso.

Objetivos:

Aplicar o conhecimento adquirido nos diversos componentes curriculares na área de Eletrônica, elaborando um projeto que envolva os conceitos apresentados ao longo do curso. Desenvolver o raciocínio lógico. Utilizar técnicas redacionais para elaboração de projeto, relatórios e manuais. Desenvolver um protótipo com o apoio da área correlacionada (Ensino, Pesquisa e/ou Extensão) deacordo com a proposta do projeto.