Página inicial > Eleições > IFSP deflagra processo eleitoral para reitor e diretor-geral

IFSP deflagra processo eleitoral para reitor e diretor-geral

Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2016, 00h19 | Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2016, 21h46 | Acessos: 790

A Comissão Eleitoral Central divulgou os códigos que regerão os processos eleitorais para os cargos de reitor e diretores-gerais dos câmpus do IFSP.

Além do reitor, a eleição escolherá os diretores-gerais dos câmpus Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Matão, Piracicaba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa vista, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Suzano e Votuporanga.

Os processos serão conduzidos pela Comissão Eleitoral Central e pelas Comissões Eleitorais Locais, em processo disciplinado e coordenado pelo Conselho Superior.

Para a votação, poderão participar todos os servidores do quadro de pessoal ativo permanente da Instituição, em estágio probatório ou não, ingressantes até o dia 6 de setembro de 2016, bem como todos os alunos regularmente matriculados até dia 6 de setembro de 2016 em cursos presenciais ou a distância.

Os candidatos a reitor devem ser docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos câmpus do IFSP, desde que possuam o mínimo de cinco anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: possuir o título de doutor; estar posicionado nas classes DIV ou Professor Titular da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Para pleitear o cargo de diretor-geral, é necessário que o servidor seja ocupante de cargo efetivo da carreira docente ou de cargo efetivo de nível superior da carreira dos técnicos administrativos, desde que possua o mínimo de cinco anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que se enquadre em pelo menos uma das seguintes situações: preencher os requisitos exigidos para a candidatura ao cargo de Reitor do Instituto Federal; possuir o mínimo de 2 (dois) anos de exercício em cargo ou função de gestão na instituição; ter concluído, com aproveitamento, curso de formação para o exercício de cargo ou função de gestão em instituições da administração pública.

As inscrições para as candidaturas acontecem de 15 a 17 de agosto. A votação do primeiro turno do pleito está prevista para o dia 28 de setembro; caso ocorra o segundo turno, a votação acontecerá no dia 26 de outubro.

Código Eleitoral para Reitor

Código Eleitoral para Diretor Geral