Página inicial > Notícias > Nota do IFSP sobre o corte no orçamento

Nota do IFSP sobre o corte no orçamento

Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2016, 14h30 | Última atualização em Terça, 23 de Agosto de 2016, 14h39 | Acessos: 842

Senhores Servidores e Alunos,

O MEC enviou sua proposta para a composição da Lei Orçamentária Anual/2017, e os números apresentados não atendem às expectativas e, sobretudo, às necessidades básicas para a manutenção do dia a dia dos câmpus e das unidades gestoras da rede federal de educação tecnológica e profissional.

Embora esteja sendo divulgado na grande mídia que a execução orçamentária não será inferior ao ano de 2016, os números expressos na matriz orçamentária contradizem as afirmações.

No caso do IFSP, o impacto da redução está em torno de 20%, tomando como referência os valores orçamentários de 2016. Esses índices obrigam todos os nossos câmpus e a reitoria a implementarem uma diminuição nos gastos com os custos operacionais, medida que certamente comprometerá qualitativa e quantitativamente as ações cotidianas das nossas unidades, no que tange à vigilância, à limpeza, à conservação patrimonial e, principalmente, a auxílios e a bolsas, entre outras naturezas de despesas.

Em relação a investimentos, como aquisição de equipamentos, novas construções, compra de livros e outros bens permanentes, o valor orçamentário proposto e destinado a esse fim foi projetado, para este ano de 2016, na ordem de R$ 33 milhões. Na proposta do MEC relativa a 2017, o valor é de aproximadamente R$ 3 milhões, ou seja, um número drasticamente menor, o que comprometerá principalmente as novas salas de aula, os laboratórios e seus equipamentos, os refeitórios, as quadras de esporte e os anfiteatros.

Ante o exposto, a reitoria do IFSP vem nesta nota publicizar esta nova situação orçamentária e declarar que não economizará esforços para buscar alternativas, junto à classe política dos Municípios, da Assembleia Legislativa e, em especial, do Congresso, e para sensibilizar a comunidade acadêmica, os servidores, os alunos e toda a sociedade para se juntarem na defesa da Educação Profissional de qualidade, construída por meio das conquistas da sociedade brasileira.

Reitoria do IFSP

FONTE: IFSP