Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos do IFSP apresentam na TV Cultura máquina de lavar ecológica
Início do conteúdo da página

Alunos do IFSP apresentam na TV Cultura máquina de lavar ecológica

Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2016, 11h05 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2016, 11h06 | Acessos: 1013

Os alunos do curso técnico em Automação Industrial do Câmpus Guarulhos foram destaque no programa Repórter Eco da TV Cultura, no último dia 21 de agosto. Eles apresentaram a máquina de lavar ecológica, desenvolvida como trabalho de conclusão do curso. 

A máquina é equipada com um sistema microprocessado e com sensores, podendo receber diferentes programas para economia de água, de acordo com a necessidade de uso. Os estudantes Helio Gaspar Meneghini de Lima, Jefferson Lourenço de Souza, Nilson Arantes, Luan da Silva Lacerda e Josemar Dias da Conceição aliaram os conceitos desenvolvidos no curso técnico à preocupação com o meio ambiente.

Segundo o orientador do Trabalho, professor Fábio Antunes, “os alunos fizeram algo a mais que a simples aplicação dos conceitos aprendidos no curso. Eles desenvolveram algo para o dia a dia de uma família. Além da grande preocupação ambiental, buscaram auxiliar na redução dos altos custos de uma residência”. 

O estudante Helio Gaspar Meneghini de Lima explica que a ideia surgiu de um problema real. “A pessoa já praticava a reutilização da água de forma manual para lavar as roupas escuras.” O colega Luan da Silva Lacerda conta que novas funções de reaproveitamento estão sendo implementadas, “inclusive um sistema de tratamento de água”. 

Confira a reportagem aqui (a partir de 9’39”)

 

Fonte: IFSP

registrado em:
Fim do conteúdo da página