Página inicial > Notícias > Professora do IFSP Câmpus Tupã defende dissertação de mestrado

Professora do IFSP Câmpus Tupã defende dissertação de mestrado

Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2017, 13h48 | Última atualização em Sexta, 26 de Maio de 2017, 11h09 | Acessos: 1429

Mestrado Laura publicar

No dia 10 de março deste ano, a professora de Letras Português e Inglês, Laura Rampazzo, tornou-se Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto.

A pesquisa de mestrado desenvolvida está inserida no contexto do Teletandem, um projeto telecolaborativo de ensino e aprendizagem de línguas em que estudantes universitários brasileiros, que estudam uma língua estrangeira e estudantes universitários do exterior, que estudam a língua portuguesa são postos em contato por meio de ferramentas de contato virtual e síncrono, como o Skype®. No teletandem, são formadas duplas de estudantes, que se encontram semanalmente, por um período de tempo determinado, para que, colaborativamente, ajudem-se na aprendizagem e prática da língua um do outro.

O projeto telecolaborativo está em andamento nos câmpus de Assis, São José do Rio Preto e Araraquara há mais de dez anos. Ao longo do tempo, sua prática foi evoluindo, sendo hoje caracterizada em diferentes modalidades, a depender das características que o teletandem assume. A modalidade em foco na dissertação foi a de teletandem institucional integrado, que tem suas atividades incorporadas às disciplinas de línguas estrangeiras, no caso português e inglês, em que os alunos participantes estão inscritos. Isso significa que os participantes dessa modalidade são avaliados pelos professores e devem realizar tarefas previstas e relacionadas às disciplinas de línguas.

Para acessar o texto completo da dissertação clique aqui.