Página inicial > Notícias > Araraquara sedia fórum sobre manutenção e sustentabilidade no IFSP

Araraquara sedia fórum sobre manutenção e sustentabilidade no IFSP

Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2016, 20h11 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2016, 20h13 | Acessos: 1467

Foto Campus Araraquara

Os coordenadores de manutenção, patrimônio e almoxarifado do Instituto Federal de São Paulo reuniram-se em Araraquara, na tarde de ontem (9), para o “1º Fórum de Manutenção e Sustentabilidade do IFSP”.

O Fórum foi pensado como uma forma de promover a integração dos servidores dos diversos câmpus que trabalham na área, e assim colaborar com o aperfeiçoamento do dia-a-dia de trabalho da manutenção.

A coordenadora de meio ambiente e sustentabilidade do Instituto, Ana Lucia Zacarin, abriu o evento reforçando a importância de incentivar as boas práticas entre os servidores. Para Ana, a sustentabilidade deve permear todas as áreas e setores da instituição. “Espero que nos tornemos referência em pensar e investir em responsabilidade social”,  ressaltou.

Na Sequência, os participantes assistiram à palestra “Sustentabilidade – Teoria e Prática”, ministrada pelo gerente administrativo de São João da Boa Vista, João Paulo Pereira, e pela coordenadora de apoio a direção do câmpus, Roselaine Rodrigues Pereira. Estudiosos do tema, os palestrantes apresentaram a Agenda Ambiental da Administração Pública e o Plano de Logística Sustentável , e aproveitaram para dar exemplos de práticas sustentáveis que podem ser aplicadas no ambiente de trabalho.

A segunda parte do evento foi dedicada à apresentação e discussão do Manual de Manutenção Predial do IFSP. A elaboração desse Manual surgiu a partir de uma exigência do TCU, e tem como função normatizar e padronizar os procedimentos administrativos das coordenadorias de manutenção dos câmpus do IFSP.

O coordenador de projetos da reitoria, Wellington de Lima Silva, apresentou o manual ressaltando que, com ele, o trabalho de manutenção ficará mais transparente para a comunidade e para os órgãos de controle, e a rotina de quem trabalha na manutenção, mais simples. “É um aparato que vai ajudar o servidor no dia-a-dia de sua atividade dentro do câmpus”, explicou.

O manual trata, entre outras coisas, de prevenção, controle, monitoramento e aquisição consciente. De acordo com Wellington, os servidores vão poder dar contribuições para aperfeiçoar o manual. Além disso, outros fóruns serão realizados durante o processo de implementação.

Para o coordenador de manutenção do Câmpus Cubatão, Jorge Luis Dias Agia, o documento é de grande valia, pois nele 90% dos problemas cotidianos da área estão solucionados.

Inauguração – Também no dia de ontem, pela manhã, o Câmpus Araraquara inaugurou as obras da 2º fase da expansão do câmpus. Foram entregues novas salas de aula e dois prédios (auditório e laboratório da indústria), além da estrutura da portaria.

Alunos e servidores lotaram o novo auditório para a inauguração. Para o estudante do 1º ano de matemática, Douglas Giorlano, o espaço permitirá a realização de muitos eventos, que antes não tinham lugar adequado para acontecer.

O diretor-geral do câmpus, Marcel Pereira Santos, lembrou que juntamente com a infraestrutura recém-inaugurada vem uma grande responsabilidade, pois a sociedade exigirá uma contrapartida maior. “ De qualquer forma, vejo grandes perspectivas para o futuro”, finalizou.

Também participaram da inauguração o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFSP, Whisner Fraga Mamede, na ocasião representando o reitor Eduardo Modena; o diretor de Infraestrutura e Expansão do Instituto, Silmário dos Santos; o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri; e o presidente da Câmara de Vereadores do município, Elias Chedik Neto.

Fonte: ifsp.edu.br