Página inicial > Notícias > II Congresso Sobre Ambiente, Tecnologia e Educação

II Congresso Sobre Ambiente, Tecnologia e Educação

Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2019, 10h58 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2019, 11h05 | Acessos: 1578

Entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019 ocorrerá no IFSP Tupã o 2º Congresso sobre Ambiente, Tecnologia e Educação (CATE-2019). Em concomitância também acontecerá a 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que abordará a temática “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

Compreender as questões ambientais, tecnológicas e da educação de forma integrada e não fragmentária é um desafio fundamental. Este é o objetivo central do evento que trará em todas as modalidades da sua programação (mesas-redondas, mini-cursos, sessões de apresentação de trabalhos, trabalho de campo e feira de ciências) uma perspectiva que defende a integração destes conhecimentos.

Este intuito amplo, que apresentamos com a organização do evento, quer alcançar público variado e de distintas áreas do conhecimento. Igualmente, atingir os estudantes desde o ensino médio integrado, técnico concomitante/subsequente, estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores, docentes e técnicos administrativos, ou seja, sujeitos em distintos estágios do processo de ensino-aprendizagem e da pesquisa. Do mesmo modo, almeja-se conseguir a participação de congressistas do IFSP Tupã e de outras instituições de ensino, pesquisa e extensão regionais, estaduais e nacionais.

IMPORTANTE

Como o CATE-2019 ocorre em concomitância com a IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a programação do evento é específica para o período noturno. Os períodos matutino e vespertino possuem atividades internas aos alunos do IFSP e não é obrigatória a presença dos congressistas do CATE-2019 durante sua realização.

O evento é gratuito e aberto a comunidade.

Para os(as) congressistas que apresentarão trabalhos, a inscrição deverá ser feita previamente no link: http://sis.tup.ifsp.edu.br/ocs/index.php/CATE2019/CATE-2019/login

Será solicitado o cadastro do(a) congressista e somente após o mesmo será possível submeter os resumos expandidos e artigos completos.

REGRAS DE SUBMISSÃO

Cada trabalho pode conter no máximo cinco autores.

Podem ser inscritos no máximo um trabalho por autor e até no máximo dois em co-autoria.

Os trabalhos precisam conter: Introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento, conclusão e referências seguindo as normas da ABNT. O modelo para submissão está disponível em:

Artigo completo: http://sis.tup.ifsp.edu.br/ocs/modelo_artigo_completo.docx

Resumo expandido: http://sis.tup.ifsp.edu.br/ocs/modelo_resumo_expandido.docx

Os trabalhos podem ser submetidos em duas modalidades:

1. Artigo completo: textos com no mínimo 10 e máximo 30 páginas (incluindo referências)
  2. Resumo expandido: textos com no mínimo 3 e máximo 7 páginas (incluindo referências)

SUBMISSÕES E APRESENTAÇÕES DE TRABALHO

Os resumos e trabalhos completos deverão ser submetidos no link:

Os trabalhos submetidos serão destinados para avaliação cega, ou seja, a identificação do(a) autor(a) será omitida durante o processo de avaliação. O(a) autor(a) deverá indicar, no arquivo word da submissão, para qual Grupo de Trabalho seu trabalho está sendo direcionado.

Grupos de Trabalho

Grande Tema Subtemas
Grupo de Trabalho 1 - Tecnologias e Sociedade

-Tecnologia social

-Trabalho e novas tecnologias

-Automação

-Internet das coisas

-Ensino e novas tecnologias

-Empreendedorismo e novas tecnologias

Grupo de Trabalho 2 - Questão Ambiental

-Educação ambiental

-Tecnologia e ambiente

-Direito Ambiental

-Ciências da Natureza e questão ambiental

-Ciências Humanas e questão ambiental

Grupo de Trabalho 3 - Linguagens e educação

-Educação e Trabalho

-Direitos Humanos e educação

-Gestão pública e educação

-Tecnologia e linguagens

-Linguagens corporais, musicais e visuais

Modalidades de Apresentação dos trabalhos:

1. Oral com discussão em Grupo de Trabalho Específico do Tema;
  2. Pôster (sendo responsável por elaborar o mesmo e apresenta-lo durante a sessão de pôsters);

PRAZOS E DATAS

1- até 31 de agosto: submissão trabalhos;

2- até dia 15 de setembro: período de avaliação;

3- 30 de setembro: divulgação dos aceites;

4- 1º de outubro: divulgação das apresentações por dia e horário;

*Possíveis alterações do cronograma serão publicadas no site da unidade: https://tup.ifsp.edu.br/

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Segunda (21/10) Terça (22/10) Quarta (23/10) Quinta (24/10) Sexta (25/10)

Livre Preparação Feira de Ciências Feira de Ciências

Minicurso

Tarde Minicurso Preparação feira de ciências Feira de Ciências

Minicurso

Noite

Mesa de abertura

“Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”

Mesa redonda

“Quais os rumos da educação, do meio ambiente e da tecnologia no Brasil atual?”

Feira de Ciências

Apresentação de Trabalho (Pôster)

Sessão de

Apresentação de Trabalho (Oral)