Página inicial > Notícias > Pesquisa desenvolvida no IFSP Tupã realiza etapa de campo em Chapecó-SC

Pesquisa desenvolvida no IFSP Tupã realiza etapa de campo em Chapecó-SC

Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 16h18 | Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 16h18 | Acessos: 1086

Nesta semana o Prof. Dr. Fernando Mendonça Heck (Geografia) do IFSP-Tupã, realizou trabalho de campo na cidade de Chapecó (SC) em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Trata-se de um projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) intitulado “Cartografia da saúde do(a) trabalhador(a) em frigoríficos no Brasil (2012-2018)” coordenado pelo referido professor e que tem como tema construir uma cartografia da saúde do trabalhador no setor de frigoríficos no Brasil. Esta temática tem tido amplo destaque nas pesquisas da Geografia do Trabalho, articulada na Rede CEGeT de Pesquisadores e espalhada em 23 estados do país, da qual os pesquisadores fazem parte.

Nesta etapa da pesquisa a realização do trabalho de campo focou na história de construção do Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias de Carnes e Derivados de Chapecó (SITRACARNES), entidade que tem tido papel fundamental na defesa dos direitos dos trabalhadores em frigoríficos e construído ações que pautem a saúde do trabalhador em frigoríficos.

A metodologia da pesquisa centra-se, na atual etapa, na construção de mapeamento participativo o que implica dialogar e envolver os sujeitos que são impactados e que propõem ações em defesa da saúde do trabalhador.

A pesquisa em andamento tem previsão de duração até o ano de 2022 e, além de envolver docentes de outras instituições, também vincula projetos de iniciação científica no IFSP Campus Tupã.