POSIÇÃO DO COMPESQ TUPÃ SOBRE INSERÇÃO DE ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA BOLSAS DO CNPQ
O COMPESQ do IFSP Tupã, em sua última reunião, discutiu as retificações de editais do PIBIC, PIBIC-EM, PIBITI e PIBIFSP-AF. A posição é de preocupação com as alterações, principalmente porque tais medidas poderão ser utilizadas de forma a prejudicar as pesquisas de iniciação científica em áreas que não estejam diretamente relacionadas as áreas tecnológicas prioritárias.
Além disso, há um baixo número de cotas de bolsas, sobretudo para o PIBIC-EM, são apenas 7 bolsas para todo o estado de São Paulo. A adoção de tais critérios pode explicitar ainda mais desigualdades no que tange aos projetos contemplados. Portanto, é de extrema importância que o processo de avaliação seja o mais isonômico possível, bem como o número de cotas de bolsas aumente para o IFSP, já que temos um grande número de alunos no ensino médio com possibilidades de realizar pesquisa.
Compreende-se que a PRP tenha feito tais modificações para atender ao exigido pelo CNPQ. No entanto, referendamos o que foi discutido pelos Pró-reitores de Pesquisa dos IFs – incluído o IFSP – de que não deve haver limitação temática para os programas de iniciação à pesquisa científica e tecnológica.
Redes Sociais