Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > POSIÇÃO DO COMPESQ TUPÃ SOBRE INSERÇÃO DE ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA BOLSAS DO CNPQ
Início do conteúdo da página

POSIÇÃO DO COMPESQ TUPÃ SOBRE INSERÇÃO DE ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA BOLSAS DO CNPQ

Publicado: Quinta, 07 de Maio de 2020, 09h08 | Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2020, 09h09 | Acessos: 1011

O COMPESQ do IFSP Tupã, em sua última reunião, discutiu as retificações de editais do PIBIC, PIBIC-EM, PIBITI e PIBIFSP-AF. A posição é de preocupação com as alterações, principalmente porque tais medidas poderão ser utilizadas de forma a prejudicar as pesquisas de iniciação científica em áreas que não estejam diretamente relacionadas as áreas tecnológicas prioritárias.

Além disso, há um baixo número de cotas de bolsas, sobretudo para o PIBIC-EM, são apenas 7 bolsas para todo o estado de São Paulo. A adoção de tais critérios pode explicitar ainda mais desigualdades no que tange aos projetos contemplados. Portanto, é de extrema importância que o processo de avaliação seja o mais isonômico possível, bem como o número de cotas de bolsas aumente para o IFSP, já que temos um grande número de alunos no ensino médio com possibilidades de realizar pesquisa.

Compreende-se que a PRP tenha feito tais modificações para atender ao exigido pelo CNPQ. No entanto, referendamos o que foi discutido pelos Pró-reitores de Pesquisa dos IFs – incluído o IFSP – de que não deve haver limitação temática para os programas de iniciação à pesquisa científica e tecnológica.

Fim do conteúdo da página