Página inicial > Notícias > Trabalhos científicos de servidor e estudantes do IFSP Tupã são publicados no II Encontro Online de Engenharia de Materiais

Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 08h52 | Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2020, 08h52 | Acessos: 1181

O estudante Cauan Ferrara Batista bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (PIBIFSP) e seu orientador Prof. Dr. José Roberto S. Martins Junior, Campus Avançado de Tupã do IFSP, participaram do II Encontro Online de Engenharia de Materiais – ENGMATCON, realizado entre os dias 15 e 19 de Junho de 2020. Na oportunidade publicaram o trabalho intitulado “DENSIDADE VOLUMÉTRICA DA LIGA DE TITÂNIO Ti-50%p.Nb-3%p.Mo PARA USO BIOMÉDICO”, nos anais do evento.

Outro trabalho publicado envolveu os estudantes Guilherme H. de Oliveira Santos (Bolsista PIBIFSP), Cauan Ferrara Batista, Lucas Satoshi Cipriano Oikawa (PIVICT) e Luís Fernando Rodrigues Bueno (PIVICT), sob orientação do Prof. Dr. José Roberto Severino Martins Júnior, e teve como título “CÁLCULO DA DENSIDADE VOLUMÉTRICA DE UMA LIGA DE TITÂNIO PARA USO BIOMÉDICO”.

As publicações apresentam resultados de projetos de iniciação científica voluntária e com bolsa dos estudantes. Em linhas gerais a pesquisa trata da determinação teórica e experimental de novos materiais para aplicações biomédicas. Os resultados obtidos até o momento mostram os materiais estudados são promissores candidatos a biomaterial, pois em relação a uma prótese com o mesmo formato e dimensões (mesmo volume espacial), apresenta uma massa cerca de 40% menor, proporcionando um maior conforto ao paciente.

Segundo o Prof. Dr. José Roberto Severino Martins Júnior “a participação em eventos científicos é muito importante para atualização profissional. Além disso, envolver alunos do ensino médio, que já fazem iniciação cientifica, é um fato muito interessante devido a precocidade na pesquisa.” O docente informou ainda que a escolha do evento se deu pelo fato que neste momento de pandemia e isolamento social, um evento online e de qualidade eram critérios fundamentais. O estudante Cauan Ferrara Batista afirmou que “essa pesquisa foi muito importante, pois mesmo sendo um aluno de ensino médio tive a oportunidade de aprender e discutir com temas de graduação. Essa pesquisa também mostra o desenvolvimento de materiais para próteses mais duráveis e seguras o que contribui para um mundo mais acessível e inclusivo”.

O II EngMatCon reuniu profissionais em todas as áreas que englobam a engenharia de materiais: Materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos, biomateriais, novos materiais, novos processos para confecção de materiais, inovação na área de materiais, materiais, mini cursos e publicação de trabalhos.