Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFSP apresentam na TV Cultura máquina de lavar ecológica
Início do conteúdo da página

Alunos do IFSP apresentam na TV Cultura máquina de lavar ecológica

Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2016, 11h05 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2016, 11h06

Os alunos do curso técnico em Automação Industrial do Câmpus Guarulhos foram destaque no programa Repórter Eco da TV Cultura, no último dia 21 de agosto. Eles apresentaram a máquina de lavar ecológica, desenvolvida como trabalho de conclusão do curso. 

A máquina é equipada com um sistema microprocessado e com sensores, podendo receber diferentes programas para economia de água, de acordo com a necessidade de uso. Os estudantes Helio Gaspar Meneghini de Lima, Jefferson Lourenço de Souza, Nilson Arantes, Luan da Silva Lacerda e Josemar Dias da Conceição aliaram os conceitos desenvolvidos no curso técnico à preocupação com o meio ambiente.

Segundo o orientador do Trabalho, professor Fábio Antunes, “os alunos fizeram algo a mais que a simples aplicação dos conceitos aprendidos no curso. Eles desenvolveram algo para o dia a dia de uma família. Além da grande preocupação ambiental, buscaram auxiliar na redução dos altos custos de uma residência”. 

O estudante Helio Gaspar Meneghini de Lima explica que a ideia surgiu de um problema real. “A pessoa já praticava a reutilização da água de forma manual para lavar as roupas escuras.” O colega Luan da Silva Lacerda conta que novas funções de reaproveitamento estão sendo implementadas, “inclusive um sistema de tratamento de água”. 

Confira a reportagem aqui (a partir de 9’39”)

 

Fonte: IFSP

registrado em:
Fim do conteúdo da página