Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do técnico integrado do IFSP – Câmpus Tupã participam de Olimpíada Internacional de Matemática

Publicado: Terça, 02 de Maio de 2017, 14h31 | Última atualização em Quarta, 03 de Maio de 2017, 16h19

Os estudantes do IFSP – Câmpus Tupã participaram da Olimpíada Internacional Mathématiques Sans Frontières (OMEG). Criada em 1990, a competição é organizada pela Academia de Estrasburgo (França) e pela Rede POC, em parceria com o Ministério francês de Relações Exteriores e Europeias e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ações Comunitárias (CENPEC). É uma competição internacional de matemática em equipe e interclasses para estudantes do ensino fundamental e médio. A seção brasileira do evento é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – com apoio oficial da Embaixada da França, do Consulado Geral da França em São Paulo, do CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação e da Universidade Metodista de São Paulo e apoio para a divulgação do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

A prova mundial foi aplicada no dia 20 de abril para 75 estudantes dos cursos de Técnico em Eletrônica e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio, juntamente com estudantes de mais de 30 países, dentre eles Estados Unidos, Rússia, Alemanha, França, Itália e Espanha. As provas são dissertativas e devem ser resolvidas em equipe por cada classe inscrita, sem o auxílio do professor.

A competição oferece exercícios que estimulam a imaginação, a racionalização e a formalização de situações cotidianas. Também estimulam a diversão, iniciativa, organização e cooperação, uma vez que é apresentado como um desafio para a classe. Além disso, se difere de outras competições de Matemática, pois é direcionado estudantes com os mais diversos níveis de conhecimento na disciplina

Foi inserida uma questão com enunciado em língua estrangeira, que o estudante deveria responder no mesmo idioma, evidenciando a conexão entre conhecimento de línguas estrangeiras e o conteúdo matemático.

O evento promoveu a interação dos estudantes, o trabalho em equipe. Além disso aproximou o ensino de Matemática do Brasil ao de outras nações, mostrou a importância das línguas modernas e incentivou a curiosidade e o interesse pela Matemática e pelo trabalho cooperativo.

As informações sobre os resultados serão divulgadas no site da OIMSF até o dia 19 de junho de 2017. As escolas com classes premiadas (medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa) receberão certificados de premiação em formato digital para os estudantes e professores via email.