Página inicial > Últimas Notícias > IFSP Tupã recebe medalha de bronze na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2017, 07h35 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2017, 12h47

19401390 1309402409177413 2037091382 o

No dia 20 de abril de 2017, os alunos da primeira série do Ensino Médio participaram da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras e realizaram a prova que oferece exercícios que estimulam a imaginação, a racionalização e a formalização de situações cotidianas e também a diversão, iniciativa pessoal, organização e cooperação, contando também com a conexão dos conhecimentos de línguas estrangeiras.

Nessa primeira participação do IFSP Câmpus Avançado Tupã os alunos da turma B de Eletrônica tiveram um excelente desempenho e conseguiram a medalha de bronze, além da vasta experiência adquirida com a competição.

Além de estudantes brasileiros, a competição conta com a participação de estudantes de mais de 30 países, dentre eles Canadá, China, Egito, Estados Unidos, França, Alemanha e Rússia, totalizando mais de 244.000 alunos.

A realização das olimpíadas e atividades envolvidas nas mesmas se tornam importantes, pois se mostram uma oportunidade para o estudante se aprofundar em um assunto que lhe interesse. Além disso eles podem treinar o raciocínio, aprender mais sobre programação, entender como “funciona” a vida, como são os seres vivos e como é o seu corpo, entender o mundo invisível dos átomos e de como eles se organizam para formar tudo o que vemos ao nosso redor, conhecer as características dos lugares e do que está acontecendo em nosso planeta, saber a história de nosso país, compreender as leis da Física que regem todo o nosso universo e quem sabe até construir um robô.

Como já dizia Galileu Galilei (1564 – 1642), “A matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o mundo”, e entendendo os princípios básicos da matemática conseguimos entender e resolver melhor os problemas existentes.