Página inicial > Últimas Notícias > IFSP Campus Tupã realiza projeto com crianças do Município de Tupã

IFSP Campus Tupã realiza projeto com crianças do Município de Tupã

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 16h23 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 22h45
IFSP Campus Tupã realizou um projeto e intervenção com crianças da Educação Infantil do Município de Tupã na Semana da Criança.

Nas primeiras semanas de outubro, os alunos dos cursos de Eletrônica e Eletrotécnica integrados ao Ensino médio, do IFSP Câmpus Tupã desenvolveram o projeto interdisciplinar de confecção de brinquedos a partir de reciclagem. O projeto foi orientado pela professora Noeli Alvim, de Educação Física e pelo professor Eduardo Murayama, de Artes. A intervenção aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro.

O professor Eduardo Murayama explicou que os alunos divididos em trios, criaram e elaboraram brinquedos que foram avaliados pelos professores quanto à critérios de segurança, criatividade, adequação a idade das crianças e envolvimento do trabalho em grupo. Segundo a professora Noeli Alvim, os alunos do Câmpus Tupã foram divididos em estações e acompanharam todo desenvolvimento das brincadeiras, a evolução do aspecto sócioeducativo, um dos objetivos propostos no projeto. A professora ressaltou que, "a avaliação geral foi positiva, pois os alunos se envolveram com o universo lúdico, conviveram com crianças de 4 a 6 anos. Além disso, aconteceu a inclusão de alunos com deficiência mental e autismo, que puderam conviver de forma muito saudável com as demais crianças."

"Brincar com as crianças foi uma experiência incrível, pois eu nunca tinha tido contato com crianças com deficiência mental e com autismo, foi uma experiência única! Havia um aluno, não aparentava ter deficiência nenhuma, a princípio não percebi nada, mas ao longo da nossa brincadeira percebi que ele nao falava palavra alguma. Por um ato de discordância, ele jogou o brinquedo em mim, eu disse que não podia e que iria ficar triste, ele pegou o brinquedo do chão imediatamente, e quis voltar a brincar. Eu não entendo o universo deles, a cabeça deles, mas eu sei que eles são incríveis, e para mim isso foi muito positivo", salientou Gabriely Gomes, participante do projeto e aluna do curso técnico de Eletrotécnica integrado ao Ensino médio.

Outro participante do projeto, Matheus Schiavon, aluno do curso técnico de Eletrônica integrado ao Ensino médio, disse que, "ter participado desses dois dias nos quais brincamos com as crianças foi incrivel, eu percebi que pra você se divertir não precisa de nada além de uma garrafa pet e um barbante. E só com isso conseguimos fazer um simples dia para as crianças se tornar incrível."

Professoras do município estiveram presentes durante a ação promovida pelo Câmpus Tupã. Segundo Gislanine Claudino, a experiência foi muito produtiva e a interação foi importante tanto para os alunos do Instituto Federal, como para as crianças da escola municipal. Ainda segundo a professora Gislanine, "a apresentação dos brinquedos construídos pelos alunos oportunizou que nossas crianças descobrissem novas possibilidades do brincar. Este momento trouxe prazer o diversão aos pequenos. Foi um momento lúdico e de várias descobertas." A professor ressaltou a importância deste e de outros projetos em parceria com o IFSP, "estamos abertos à outros momentos importantes de interação como este."

Outra professora que esteve presente, Luciana Gutinieki, considerou o projeto bem organizado, "foi muito bacana essa iniciativa de desenvolver atividades com brinquedos totalmente confeccionados com materiais recicláveis". Ela salientou que os alunos do projeto tiveram um cuidado com a fabricação dos brinquedos, "eles pensaram na faixa de idade de quem iriam brincar, super importante, e o lúdico se fez presente em todas as estações de brinquedos. O objetivo não foi desviado, o que tornou toda a atividade significativa para as crianças. Vale a pena ressaltar que os alunos foram incluídos e receberam atenção dos jovens de forma carinhosa. Acredito que para muitos foi bem significativo interagir com esses pequenos." Por fim, ela parabenizou a iniciativa e fez votos de que novos projetos pudessem ser vivenciados entre o município e o Instituto Federal.