Página inicial > Últimas Notícias > Sarau do dia Internacional da Mulher reúne cerca de 100 pessoas no Auditório do IFSP

Publicado: Sexta, 16 de Março de 2018, 10h50 | Última atualização em Sexta, 16 de Março de 2018, 13h10

Foi realizado no dia 08 de março de 2018, às 19:00, o primeiro sarau em homenagem ao dia das mulheres do Instituto Federal de São Paulo Câmpus Avançado Tupã. A organização do evento foi protagonizada pelo Grêmio Estudantil "Luís Gama".

A  ornamentação do ambiente escolar teve a contribuição Grêmio, composto pelos alunos Mariana Vitamé Kawano – presidente, Vice-presidente – Maria Fernanda Ferrer Paulino, Gabriel Eduardo Ceolin Vieira – secretário geral, Vitoria Caroline da Silva Emygdio – segundo secretário, Isabelle de Souza Medina, Matheus de Oliveira Alexandre – diretor de comunicação e imprensa, e Mateus Schiavon – diretor de ciência e cultura, bem como contou com a colaboração de alunos e servidores voluntários. O objetivo da decoração foi dialogar com a data em seu sentido histórico, assim como as apresentações seguiram estes mesmos critérios. Foram também espalhados pelo recinto cartazes que apontavam para a valorização das mulheres, a defesa dos seus direitos, dentre outros. Ainda, ao longo do dia, foi marcante a presença de músicas que ressaltavam o empoderamento feminino durante os sinais de trocas de aulas.

Guiada pelos alunos Mariana Vitamé Kawano e Matheus de Oliveira Alexandre, a noite contou com vários tipos de apresentações culturais. "Tivemos poesias recitadas, exibição de vídeos em resposta a composições machistas, atuação de teatro, músicas interpretadas por professores e alunos, além de frases recitadas em libras", ressaltou Mariana Kawano. Ainda, segundo a aluna "o objetivo do sarau foi construir apresentações críticas e pautar o debate do papel da mulher na sociedade contemporânea, demonstrando de forma lúdica e reflexiva como inúmeros desafios ainda estão colocados para igualdade de gênero e de direitos no século XXI". A presidente do Grêmio ressaltou que estes objetivos foram amplamente atingidos pela atividade que foi considerada pela mesma como um verdadeiro sucesso.

Também presente na atividade o docente Fernando Mendonça Heck ressaltou a importância desta "é fundamental que a escola não se limite à sala de aula, mas que seja um ambiente que proporcione a educação nos mais amplos sentidos e o sarau cumpre esse papel". O professor ainda apontou que torna-se cada vez mais necessário "recuperar o sentido histórico do dia 08 de março que o caracteriza como um dia internacional de luta das mulheres, mas que não exclui os homens desta preocupação", pois na visão do professor, "quando uma mulher avança nenhum homem retrocede", finalizou.

Portanto, a atividade caracterizou-se por ser reflexiva e por demonstrar a importância da apropriação deste debate entre servidores, pais e alunos do IFSP, bem como, da comunidade externa que prestigiou o evento.