Dia Internacional das Mulheres
No dia 07 de março, servidoras(es) e estudantes do IFSP Tupã participaram de uma oficina de materiais com o objetivo de recuperar as lutas históricas do Dia Internacional das Mulheres. A Atividade, organizada pela coordenação de base do Sinasefe no Campus e com o apoio da coordenação local de extensão, produziu um mural que ficará exposto durante todo o mês de março.
A origem do dia Internacional das Mulheres se remete a 1910, durante a II Conferência Internacional das Mulheres em Copenhague, na Dinamarca, quando Clara Zetkin propôs que as trabalhadoras de todos os países organizassem um dia especial das mulheres, cujo primeiro objetivo seria promover o direito ao voto feminino. Portanto, se trata de uma data que tem origem no movimento operário.
Além disso, foi no dia 08 de março de 1917 que 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida. Esse evento, que é parte das origens do Dia Internacional da Mulher, ficou conhecido como "Pão e Paz". Isso porque as manifestantes também lutaram contra as dificuldades decorrentes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Só em 1975 o dia 08 de março passou a ser lembrado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O 08 de março é um dia de luta. Trata-se de momento para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, e ao mesmo tempo de denúncia para a existência das permanentes desigualdades de gênero. No Brasil, uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas, dados do boletim "Elas vivem: dados que não se calam", lançado pela Rede de Observatórios da Segurança. Somente no ano de 2022 houve registros de 2.423 casos de violência contra a mulher e 495 destes foram feminicídios.
É por isso que neste mês de março as atividades do Campus Tupã irão abarcar a temática das mulheres. A construção do mural é apenas a primeira das iniciativas. Relembramos que este é um dia de luta por direitos e contra as assimetrias e desigualdades de gênero.
Mulheres em defesa da vida! Por democracia e direitos!
Redes Sociais